domingo, 23 de outubro de 2011

O CÚMULO DA GANÂNCIA

         Seu Firmino era jardineiro contratado pela Prefeitura Municipal de Petúnias. Passava o dia na carroceria da caminhonete, indo de canteiro em canteiro, carpindo um matinho aqui, plantando uma maria-sem-vergonha ali. E a cada centímetro carpido ou muda plantada, dava uma paradinha de uns cinco minutos para curtir uma sombrinha e enrolar um cigarrinho. Tinha o hábito de bater nas portas das casas para pedir um copo de água. Tudo desculpa para um dedo de prosa. Antigamente podava árvores também, mas agora a idade já não permitia. No fim das contas, estava só esperando a aposentadoria. Era um tipo. Paradoxalmente seu uniforme de trabalho, de brim verde, estava sempre impecavelmente engomado e limpo. Ao invés de botas, calçava sapato social. Para se proteger do sol, usava um chapelão de palha de abas exageradamente grandes que, com os bigodes fartos, lhe dava um ar de Pancho Villa.
            Religiosamente passava na lotérica e fazia uma fezinha na megasena. Uma vez ganhou. Acertou os seis dos sessenta números possíveis. Sessenta milhões de reais. E então o absurdo aconteceu.
            Apesar do sigilo, não se sabe como o sujeito descobriu. Mas o fato é que, no dia seguinte ao feliz sorteio, parou uma caminhonete Silverado preta com detalhes cromados muito brilhantes na porta da casa de Seu Firmino. Dela desceu um homem muito elegante e educado. Entrou para um cafezinho e fez a seguinte proposta para Seu Firmino:
            - “Seu Firmino, meu nome é Craig Nelson e represento a Loteria Universal. Deixe-me explicar melhor. A Loteria Universal é um concurso onde só entram pessoais mui especiais, como o Senhor. Para participar, é simples. É como a Megasena, mas com algumas alterações. O Senhor escolhe dez números entre cem números possíveis, os sorteios são mensais e, se acertar, leva a bolada de cem bilhões de reais. O bilhete custa sessenta milhões”.
            O jardineiro não hesitou. Pegou o talão de cheques, comprou um bilhete onde marcou os seguintes números: 14, 25, 87, 90, 43, 21, 22, 23, 99 e 04. O sorteio foi na sexta-feira. Não ganhou. Os amigos e vizinhos de Seu Firmino ficaram divididos. Aqueles que eram evangélicos acharam que o homem da Silverado preta era o capeta que veio à Terra para tentar Seu Firmino. Os demais acharam que Seu Firmino era burro mesmo.

Um comentário: