domingo, 22 de maio de 2011

O DALAI LAMA DA TELEFONIA FIXA OU A PARÁBOLA DA GALINHA AMARELINHA

Eu parecia uma foca amestrada. Trepado no quarto andar da escadinha precária, segurava o globo de vidro na mão esquerda, a lâmpada queimada na direita e tinha na boca a lâmpada nova ainda na embalagem. Pensava em como faria para desembalar o bulbo luminoso usando apenas meus trinta e poucos dentes quando o telefone tocou. Não deveria, mas desci para atender. Impossível ignorar o alarme sonoro repetitivo e insistente. Então eu escutei a voz de Agnes. “Bom dia, gostaria de falar com o Sr. Rodrigo”. “O próprio”, retruquei. “Sr. Rodrigo, meu nome é Agnes e falo em nome do Banco tal para comunicar que o senhor foi selecionado para receber sem custo adicional nosso cartão Unique total flex special saphire gold com um limite pré-aprovado de tantos reais. Vamos atualizar seu cadastro?”. Foi então que aconteceu minha grande experiência numinosa, um verdadeiro êxtase religioso.

            Paradoxalmente, enquanto escutava a voz de Agnes, fui transpassado por uma onda de amor e de bondade. Eu amava todo mundo. Eu amava o mundo, eu amava a vida, Eu amava Agnes. Eu amava até o Banco tal. E seria através do amor que eu mostraria a todos o quão irritante é a abordagem do marketing telefônico. Descalcei meus chinelos para sentir o tapete felpudo sob meus pés e sentei no pufe. Senti-me tomado pelo espírito de Gandhi, Martin Luther King e outros tantos pregadores da não-violência e então contei para Agnes a “Parábola da galinha amarelinha”.

            “Agnes, minha criança, ontem foi um dia muito estranho. Logo às cinco da manhã o padeiro me ligou. Senhor Rodrigo, aqui é o Fulano da padaria tal. Gostaria de informar que o senhor tem cinco pãezinhos pré-aprovados aqui. O senhor poderia dar uma passadinha aqui para pegá-los? Às nove da manhã, atendo o telefone novamente. Senhor Rodrigo, aqui é do açougue tal, gostaria de informar que o senhor tem um quilo e meio de patinho moído pré-aprovado. Dê uma passadinha aqui para pegá-lo, ok? Meio dia e novamente o telefone. Senhor Rodrigo, aqui é da loja de calçados tal, gostaria de informar que o senhor tem um par de botas de couro de avestruz pré-aprovado aqui conosco. A que horas o senhor vem buscar? Minha doce Agnes, recebi outros tantos telefones desse naipe ao longo do dia e, como se não pudesse ficar mais estranho, às dez da noite me ligou a Galinha Amarelinha. Senhor Rodrigo, aqui é a Galinha Amarelinha e eu trabalho na granja Watanabe. Gostaria de informar que tenho um ovo na cloaca já pré-aprovado para o senhor. Por favor, a que horas o senhor vem buscá-lo para que eu possa providenciar a postura? Como você bem pode imaginar, Agnes minha flor de lótus, estava cansado da insistência telefônica e disse à ave que aquilo era impossível, pois galinhas não falam. A pobre Galinha Amarelinha me disse que o Senhor Watanabe estava muito bravo pois no ano corrente o lucro da granja havia crescido apenas trinta por cento em relação ao ano anterior e que se elas (as penosas) não impulsionassem as vendas, virariam caldo Knorr. Relativizei dizendo que eu entendia sua situação, que a vida está dura, que todos temos contas a pagar e que precisamos fazer dinheiro. Mas então contei todo o meu dia para a Galinha e lhe perguntei se, apesar da necessidade de ganhar a vida, ela gostaria de viver num mundo onde as pessoas vivessem ao telefone sendo informadas de todos os produtos pré-aprovados”.

            Alias, Agnes, meu pequeno gafanhoto, você gostaria de viver num mundo assim?

“Tu...tu...tu...tu...tu...tu”

3 comentários:

  1. Fantástico!!!!! Cada vez MELHOR!!!

    ResponderExcluir
  2. Genial, Aló!!!
    Coincidentemente, ontem foi vítima de um telemarketing. Uma proposta de segunda assinatura da editora abril. Até fiquei interessado (uma runners, por exemplo), mas estava atribulado e pedi, sinceramente, acredite, para que o interlocutor (não me lembro o nome, talvez um tal de Agnos)voltasse a ligar no dia seguinte, sugerindo um horário melhor. Pois, na primeira vez em que não descartei rispidamente o telemarketing e procurei manifestar algum interesse, antes que eu terminasse a justificativa e o pedido de nova ligação, ouvi o TU TU TU TU. Aí, tive que comentar com a Raquel: O FDP desligou na minha cara... (O Agnus se vingou de tantos TU TU TU que levou)..... Forte Abraço. Somos os mais novos seguidores do blog. Grandes textos.

    ResponderExcluir
  3. rsrsrs, muito bom. É um abuso o que fazem com a gente! Mas estou tão calejada com estas ofertas e pedidos para ajuda à Instituições que ando pedindo todos os dados delas: RG, CPF, cidade, estado civil... Aí acabam cansando! Resolvi brincar com essa gente. Se não for assim a gente enlouquece!

    Abraços
    Tais Luso

    ResponderExcluir