domingo, 11 de setembro de 2011

FRANK FAZ TODA A DIFERENÇA

Rapaz, se tem uma música que é capaz de me emocionar, essa música é “My way”. E faz tempo que ela tem esse poder sobre mim. Desde 1980, para ser preciso. Nesse ano, Frank Sinatra veio ao Brasil e fez um show no Maracanã que a rede globo anunciou com um estardalhaço tão grande que até um pirralho de oito anos como eu ficou curioso para ver. E foi mágico. Claro que eu não fazia idéia de quem era Sinatra, mas digo que foi mágico pela reação que ele causou em meus pais. Sentados à velha mesa de jantar e com olhos úmidos, os dois entrelaçaram as mãos sobre o tampo de fórmica, cantarolaram o refrão e enrolaram um lá-lá-lá no restante da letra. Pela primeira vez na vida, percebi que eles eram homem e mulher antes de serem meu pai e minha mãe.
            Muitos anos depois, numa aula de francês, descobri que “My way” era na verdade uma versão de um clássico da chanson francesa intitulado “Comme d’habitude”. Na aula, enquanto escutava Mireille Mathieu cantando a “My way” francesa e fazia a tradução da letra, percebi que ela tratava do tédio de uma relação onde tudo era fingimento, onde o amor já era. Muito diferente da letra americana, onde um cara faz um balanço de sua vida e chega à conclusão de que, apesar de ter dado umas vaciladas, no final das contas ele fez tudo que devia ter feito. E do jeito dele.
            Hoje, enquanto ia à padaria escutei no rádio Salomão Schartzman apresentar, com sua voz grave e deliciosamente narcótica, uma tradução simultânea de “My way”. Enquanto comprava uma bengala, dois litros de leite Fazenda Bela Vista light e duzentos gramas de muçarela tentei decidir entre a versão francesa e a americana. Qual a mais bonita? Mais tarde, e já em casa, abri minha gaveta de vinis de estimação, assoprei a velha bolacha do Sinatra e botei para rodar. Não há mais dúvida. Frank faz toda a diferença.

2 comentários:

  1. Aqui em casa, os dois Duets rolam sempre. "The Lady is a Tramp" eu canto alto...kkkk Veja: http://www.youtube.com/watch?v=_VJY97l0jVA

    ResponderExcluir
  2. MIrelle interprete divinement cette chanson et aussi Charles Francois mas acho que Sinatra tem muito mais carisma e por isso o tremendo sucesso. Essa música (com Sinatra) me toca profundamente e brinco de fazer dueto com o amigo Tequila. Ele tem uma voz poderosa e eu, aquela taquara rachada que os amigos conhecem. Agora já tiro ela no piano o que me salva de alguns percalços rsrs

    Ótimo comentário Rô. Estou aqui todas as semanas te acompanhando.

    ResponderExcluir